quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sabedoria

Provérbios 2:6 –“Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento”.
Todos podem ser sábios. Nada mais importante para os dias difíceis em que vivemos e que teremos pela frente do que ser sábio, a sabedoria é o conhecimento com capacidade para fazer algo.
Muitos tem conhecimento em abundancia e mesmo assim possuem pouca sabedoria. Quando falo ou penso em sabedoria, logo me vem à mente um personagem Bíblico, e você, qual personagem vem em sua mente? O personagem que sempre me vem à mente é Salomão, que ao ser escolhido para ser rei do povo de Israel, pediu algo muito importante para Deus. Esse pedido esta relatado na Bíblia, em II Crônicas 1:10 – “Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?”.
Nesse pedido feito a Deus, aparece algo que serve como exemplo e lição para nós hoje, Deus sempre vai conceder aquilo que esta de acordo com a sua vontade e que é o melhor para nós. Observe que o pedido de Salomão era algo muito útil que ele iria usar para guiar o povo escolhido por Deus. Seu pedido nada tinha haver com o seu próprio eu.
Deus da à resposta ao pedido de Salomão, esta relatado na Santa Bíblia Sagrada no livro de I Reis 3:10-13 – “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias”. De onde vem a sabedoria deste mundo? Qual é o princípio da Sabedoria que tantos correm atrás e poucos conseguem? Olha só o que o Pai de Salomão, Davi, escreveu em Salmo 111:10 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento tem todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre”. E Salmo 119:99 – “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação”. A Sabedoria tem tanto valor que o próprio Salomão escreveu no livro de Provérbios no capítulo 3:15 – “Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela”. Gostaria de deixar com você a receita para obter a sabedoria, a própria Bíblia ira responder através do livro de Tiago 1:5 – “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
Pedir a Deus é a forma de obtermos a sabedoria. Ela faz algo muito lindo em cada filho de Deus, faz o homem brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto muda, conforme o próprio Salomão diz em seu livro de Eclesiastes 8:1 – “QUEM é como o sábio? E quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e a dureza do seu rosto se muda”. A Bíblia fala de dois tipos de sabedoria, a sabedoria do mundo e a sabedoria que provem de Deus, vejamos então: - Sabedoria do Mundo – Esta relatado no livro de Corintios 3:19 “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.” - Sabedoria que provém de Deus – esta registrado no livro de Tiago 3:17 “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Sabe, tem muita coisa nessa vida que me traz preocupação, mas o que mais me preocupa é que muitos estão fazendo a escolha errada ficando com a sabedoria dos homens e esquecendo a sabedoria que vem de Deus. E quando acontece isso a maneira de se portar diante das situações são alteradas, passam a ser críticos e até chegam ao ponto de se afastar de Deus, deixando de ir em sua casa por que vêem algo de errado e se decepcionam.
Falta sabedoria vinda do céu para entender que o joio cresce junto com o trigo e infelizmente, pouco a pouco não sentem mais a necessidade da presença do Deus em sua vida. Muitos têm sido enganadores de si mesmos, rejeitando o princípio da sabedoria, vão à igreja, participam dos cultos e nada disso é real em suas vidas. Não nos esqueçamos que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Busquemos todas as manhãs ao se levantar, conversemos com Deus e Ele nos concederá a verdadeira Sabedoria para o restante do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário